sábado, 26 de março de 2011

Apresentação - Terra à vista... Opa, Direito à vista!

Eis aqui meu primeiro projeto no mundo jurídico, um espaço para falar, ensinar, discutir e, principalmente, aprender. Não me refiro somente aos leitores, mas principalmente a mim, pois essa é uma forma que encontrei de me expressar, estudar, treinar a língua portuguesa e a produção de textos.

Quero trazer pra cá o que tenho aprendido no Curso de Direito e conto com as perguntas, posicionamentos, opiniões, críticas, correções e dicas de todos. Não sou a dona da verdade, sou alguém que ainda tem muito que aprender e que se esforça pra isso.

Não quero ser aqui uma doutrinadora ou professora, estou muito longe disso, quem sou pra ter essa pretensão. Quero ser aqui como sou pessoalmente, só que em palavras.

Bom, o site tem esse nome (Direito à vista) em referência à parte da história em que a descoberta de terras era o maior objetivo das civilizações e, pelo visto em filmes, quando se avistava uma ilha, o marinheiro gritava: “Terra à vista!”. Mesmo que a distância entre os navios e a “terra” recém encontrada fosse grande, todos seguiam em sua direção. Este é o objetivo aqui: ter o Direito à vista, tê-lo como foco, compreendê-lo, discuti-lo. Não só o as matérias do curso que cairão em concursos, nas provas da faculdade, no Exame da Ordem, mas o Direito como caminho da Justiça que todos podemos buscar, mesmo que de forma simples no dia a dia. Pode parecer mentira ou utopia, mas tenho aprendido no local onde estagio (Núcleo Penal) que pequenas atitudes podem concretizar ou atrapalhar o direito de alguém. É, portanto, querendo ou não, uma grande responsabilidade estar no meio jurídico.

Bem, fica aqui o convite pela busca do verdadeiro Direito, o que busca concretizar o famoso conceito de Justiça de Aristóteles: “tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida em que eles se desigualam”.

Agradeço desde já a atenção e aguardo os comentários, bem como as críticas, sugestões, perguntas e tudo o mais!

Até breve!

Um comentário:

Dayana Patricia disse...

Parabéns Bruninha pela iniciativa,sou apenas sua colega de sala mas estou muito orgulhosa de você!!Bjs

Saindo do forno...

Filosofia do Direito com Chaïm Perelman: Argumentação, Lógica e Direito

    Olá, pessoal! Retorno hoje com um estudo que realizei em Filosofia do Direito, mais especificamente com  Chaïm  Perelman, um...